Aeróbica - Para detonar as calorias

garota correndo na praia 

Nos dias em que não fazer musculação ou localizada, você vai queimar gordura com um programa aeróbico intervalado. E essa é a sacada: você começa devagar, depois aumenta o ritmo, diminui, acelera... “Com esse tipo de exercício, é possível dar mais intensidade ao treino”, avisa o professor Carlos Klein. O melhor: pode ser na esteira, na bike ergométrica, no transport... Basta escolher o equipamento de que mais gosta. Se preferir, faça corrida ao ar livre – na rua, no parque ou na praia. São apenas 25 minutos, mas o treino é pesado, com tiros rápidos seguidos de uma fase de recuperação (para ganhar fôlego). Caso não consiga seguir esse plano aeróbico nos primeiros dias, troque por uma caminhada forte, apertando o passo, por 30 minutos.

TEMPO TOTAL: 25 MINUTOS

AQUECIMENTO: 4 min em intensidade muito leve

TREINO:
18 min (30 s em intensidade moderada + 1min30s em intensidade leve + 30 s em intensidade forte + 1min30s em intensidade leve + 30 s em intensidade muito forte + 1min30s em intensidade leve – repetir 3 vezes)

RECUPERAÇÃO: 3 min em intensidade muito leve

Acerte o ritmo
Monitore a frequência cardíaca ou siga os indicativos de percepção de esforço abaixo
INTENSIDADEMuito leveLeveModeradaForteMuito forte
FREQUÊNCIA CARDÍACADe 50% a 55% da FCMDe 60% a 65% da FCMDe 70% a 75% da FCMDe 80% a 85% da FCMDe 90% a 95% da FCM
PERCEPÇÃO DE ESFORÇOÉ fácil e dá até para bater papo com quem está no equipamento ao ladoVocê respira normalmente e ainda consegue conversar com facilidadeO ritmo é confortável, mas a respiração acelera um pouco e você começa a transpirar maisA respiração fica ofegante e é difícil conversarO pique é acelerado e não dá nem para falar

Calcule a sua FCM (frequência cardíaca máxima)

De acordo com um recente estudo realizado pela Universidade Northwestern, em Chicago, mulheres devem usar um novo cálculo para descobrir a frequência cardíaca máxima (FCM). Em primeiro lugar, calcule 88% da sua idade. Se tem 20 anos, 88 x 0,20 = 17,6. Depois subtraia o resultado de 206. FCM: 206 - 17,6 = 188,4. Para se exercitar entre 60% e 65% da FCM (ritmo leve), faça o cálculo: se a sua FCM for 188,4, a conta é 188,4 x 0,60 (113) e 188,4 x 0,65 (122). Isso significa que você terá que manter o batimento cardíaco entre 113 e 122 vezes por minuto. Para contar as batidas, sinta as pulsações encostando os dedos indicador e médio no pulso ou no pescoço (pode contar por um minuto) ou compre um frequencímetro – os modelos mais baratos custam, em média, 200 reais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!