Pholia Magra




Pholia magra é a erva da vez que auxilia na perda de peso, e dizem que ainda 'seca a barriga'

RIO - Para muita gente o ano começa depois do carnaval e, com ele, também a dieta. E uma erva, quem diria?, com folia no nome surge como auxiliar na busca pela magreza. Apesar de ser brasileira, da família das boragináceas, a Pholia magra (Ecalyculata vell) só agora chega ao mercado em forma de cápsulas encomendadas em farmácias de manipulação e receitadas para quem deseja perder medidas, especialmente abdominais.
" Esta erva ajuda as pessoas a obter resultados muito bons e de forma natural. Além disso, não há na literatura notícias de efeitos colaterais nem de problemas se combinada a outros medicamentos "

- Nos EUA e na Europa ela já ganhou fama com a promessa de "secar a barriga" principalmente depois que já foram estudados todos os malefícios das drogas sintéticas utilizadas no emagrecimento. Esta erva ajuda as pessoas a obter resultados muito bons e de forma natural. Além disso, não há na literatura notícias de efeitos colaterais nem de problemas se combinada a outros medicamentos - diz a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, que receita a pholia há quatro meses para seus pacientes.
Um deles é a enfermeira Gisela El-Mann, que está muito feliz com os três quilos que perdeu no último mês, combinando dieta, exercícios físicos e Pholia magra.
- Não acredito em milagres, emagrecer $uma série de mudanças na vida, mas realmente meu apetite está menor, minha barriga diminuiu muito rápido e minhas celulites melhoraram - diz a moça de 30 anos, 1,62 metro e hoje 73 quilos.
Segundo Patricia Haiat, como toda novidade, a erva chega com preço elevado (um tratamento de 45 dias custa cerca de R$ 400), mas "vale a pena, claro se seu uso for associado a mudanças na alimentação".
Fitoterápicos exigem atenção
O nutrólogo João Curvo diz que boragináceas como a pholia magra e a porangaba atuam no sistema nervoso central como supressoras do apetite e ainda possuem atividade lipolítica, de queimar gorduras - devido a sua quantidade de cafeína e de ácido alantóico, dois de seus principais constituintes químicos.
- A cafeína promove aumento da termogênese (gasto energético) e acelera o metabolismo, podendo ainda aumentar a disposição para atividade física - diz ele.
- A erva age como um diurético leve. Por conter cafeína e devido à presença do ácido, pode reduzir a celulite e a gordura localizada. Suas substâncias têm ação nos vasos linfáticos melhorando a circulação - completa Patricia Haiat.
João Curvo, no entanto, avisa: mesmo em se tratando de fitoterápicos, nada de automedicação e "não é porque um remédio é natural que ele deixa de ser um remédio". As boragináceas, lembram ele, aceleram o metabolismo e podem deixar o paciente agitado, com taquicardia e dificuldades para dormir.
- Por isso é importante a droga ser receitada por um especialista. Mas realmente há metabolismos que precisam ser acelerados e a Pholia magra pode ser muito útil se acompanhada de restrição alimentar - explica João Curvo.
Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, lembra que alguns fitoterápicos envolvem risco justamente pela inexistência de estudos clínicos que comprovem eficácia e efeitos colaterais. Além disso, "é muito difícil controlar a dosagem de receitas preparadas em farmácias de manipulação".
- O que sempre vemos é que, para perder peso, o que adianta é adotar, e manter a longo prazo, uma alimentação balanceada, aliada à prática de atividade física. Há casos em que medicamentos podem ajudar. É um consenso médico não acreditar nesses modismos.
Fonte: Jornal O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!