Hábitos saudáveis para o seu dia-dia

DICA: Bons hábitos alimentares, assim como a prática de atividade física são muito importantes na prevenção de doenças, além de manterem um organismo saudável e melhorar a qualidade de vida!

1 – Mastigue bem os alimentos, comendo bem devagar para facilitar a digestão.
(O cérebro demora cerca de 20 minutos para captar a mensagem de que a pessoa já está satisfeita. Assim, quem se alimenta muito rápido, acaba ingerindo mais do que realmente precisaria para se sentir satisfeito.) 

2 – Inicie sempre as refeições com um prato de salada.

3 – Não se deite no período de 2 a 3 horas após as refeições.

4 – Adquira o hábito diário de consumir frutas, verduras e legumes. Eles possuem muitos nutrientes essenciais e necessários à sua saúde.

5 – Faça uma atividade física regular para manter a saúde, acelerar o metabolismo e melhorar sua qualidade de vida.

6 – Hortaliças e alimentos integrais como pães e arroz.  Inclua fibras em sua alimentação, como as frutas, cascas de frutas, folhas, cereais.

7 – Realize pelo menos 5 refeições pequenas por dia. Desta forma, você evita o consumo de grandes quantidades de alimentos e mantém o organismo saciado. Se possível, obedeça aos horários da sua refeição.

8 – Consuma bastante água e líquidos diariamente. Um organismo hidratado se mantém saudável por bastante tempo e o grande consumo de água ajuda na perda de peso.

9 – Faça das suas refeições um momento de prazer. Assim você saboreia melhor os alimentos que estiver consumindo.

10 – Monte o seu prato bem variado e bem colorido, contendo todos os nutrientes necessários para uma refeição completa e uma alimentação balanceada.

11 – Esteja atento às porções dos alimentos que você coloca no seu prato. Evite colocar grandes quantidades de alimentos.

12 – A sua saúde é reflexo do que você come. Portanto, escolha melhor os alimentos que vai consumir, para que possa melhorar sua saúde e qualidade de vida. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!