Como manter um peso saudável

Como manter um peso saudável

Não é só na frente do espelho que você fica bem quando mantém um peso saudável. A sua saúde também agradece. Entre outros benefícios, você reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto, além de ter muito mais disposição para suas atividades diárias.

O primeiro passo para atingir o peso ideal é mudar alguns hábitos alimentares, lembrando que é importante fazer isso de forma gradual, assim fica mais fácil mantê-lo depois. Com paciência e persistência, você chega lá. Veja aqui algumas dicas que vão fazer a diferença na sua qualidade de vida e na manutenção de um peso saudável:
- Inclua mais frutas no seu dia a dia, na sobremesa ou entre uma refeição e outra, para matar a fome. Sempre que possível não tire a casca nem o bagaço, que são ricos em fibras e colaboram para a sensação de saciedade.
- Pratique seu exercício físico preferido nas horas vagas e mantenha-se sempre ativo.
- Hidrate-se. Não espere sentir sede para beber água. Quando ela aparece, é sinal de que seu corpo já está levemente desidratado.
- Invista nas cores. Quanto mais colorido ficar seu prato, maior a variedade de nutrientes diferentes nele, o que é ótimo para a sua saúde.
- Faça um lanchinho (frutas, iogurtes, biscoitos, pães) entre as refeições, para controlar a fome e não exagerar no almoço ou no jantar. Além disso, comer várias vezes por dia acelera seu metabolismo e ajuda a manter o peso.
- Todos os tipos de alimentos têm nutrientes importantes para uma alimentação saudável. Por isso, ao invés de proibir alimentos, equilibre suas refeições balanceando a frequência e a quantidade de cada um deles na sua rotina.
- Manter sempre uma atitude positiva aumenta sua disposição para se exercitar e fazer as mudanças que quer para a sua vida.
Para começar, vamos ver se você está ou não com um peso adequado para a sua saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!