Alimentação do homem atual

Alimentação para o homem atual

Um dos problemas que costuma incomodar os homens é a famosa barriguinha. Devido à genética, eles têm tendência a acumular gordura na região abdominal. Esta gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares, que podem ser prevenidas através do controle do peso. O segredo é balancear o consumo e o gasto energético.

Aí vêm os happy hours e churrascos. Então a culpa da barriguinha é da cerveja? Não necessariamente. O que gera o acúmulo de gordura na região abdominal é o excesso de calorias. Isso pode acontecer tanto devido ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas quanto dos petiscos que acompanham aquela cerveja gelada. Eles não precisam ser banidos da vida social, mas devem fazer parte dela com moderação.

O consumo máximo de álcool recomendado por dia para os homens é de duas porções. Isso equivale a duas taças de vinho ou duas latinhas de cerveja. Por isso, procure alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água e sucos, e prefira os petiscos que não sejam fritos, como uma tábua de frios com pãezinhos, por exemplo.

Pequenos excessos calóricos podem ser compensados através de exercícios físicos. A prática regular destas atividades também fortalece os músculos e mantém o corpo condicionado para aquele futebol com os amigos.

Na saúde do homem, a alimentação pode contribuir com um antioxidante de grande importância: o licopeno. Segundo alguns estudos científicos, ele reduz o risco de câncer de próstata.

O licopeno é encontrado em alimentos de cor avermelhada: mamão, melancia, pimentão e, principalmente, no tomate. Por isso, quanto maior a quantidade de tomate (e de produtos à base de tomate, como os molhos e sopas) em uma refeição, maior o teor do antioxidante.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!