Modifique simples hábitos e emagreça com qualidade

Com a autoestima abalada, muitas mulheres são estimuladas a inúmeros sacrifícios para perder peso, e frequentemente desistem no meio da dieta. O melhor caminho para que o regime não se torne um pesadelo são as pequenas mudanças de hábito, que reeducam o corpo e a mente. A nutricionista 1. 

1. Diminua a retenção hídrica

Alimentos industrializados contendo sódio e o sedentarismo podem resultar em "falsos quilos" e os sintomas são geralmente a sensação de barriga estufada e pernas pesadas.
Para prevenir ou tratar a retenção hídrica:
  • Ingira até 500ml/dia de chás diuréticos;
  • Diminua o sal utilizando alho, cebola e ervas aromáticas;
  • Polvilhe 1 colher de sopa de linhaça, que é antiinflamatória.
2. Aumente a sensação de saciedade comendo alimentos "volumosos" e com fibras, mas de menor teor calórico.
  • –Prefira cereais integrais e linhaça, que favorecem o funcionamento do intestino;
  • –Selecione frutas com poder laxativo, pois promovem uma limpeza e elimina toxinas;
  • –Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
3. Alimente-se frequentemente
Alimentar-se a cada 3 horas ajuda a evitar os "ataques à geladeira", pois mantém o metabolismo ativo e saciado. Ficar em jejum por um longo período pode significar aumento do peso, pois, nessa situação, o corpo não sabe quando receberá alimentos novamente e reduz o ritmo do metabolismo para poupar energia.
Sugestões:
  • 4 cookies integrais e 1 copo de chá de frutas;
  • 1 copo de suco natural ou vitamina de soja light;
  • 1 fruta fresca: maçã e pêssego são boas opções.
4. Alimente-se mais de alimentos com baixo índice glicêmico!
Não são apenas as calorias dos alimentos que os tornam engordativos. O índice glicêmico está ligado ao ganho de peso, pois define a capacidade de um alimento aumentar os níveis de açúcar no sangue e promove uma falsa sensação de saciedade que dura, no máximo, 2 horas.
Alimentos de baixo ou moderado índice glicêmico: pão e macarrão integrais, feijão, lentilha, goiaba,
limão, maçã, maracujá e morango.
5. Equilibre os grupos alimentares!
Os grupos alimentares que devem estar presentes nas refeições são as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Já as leguminosas deve estar presente em 1 das refeições do dia.
6. Comece pela salada!
A ordem do consumo dos alimentos em uma refeição também interfere na saciedade e na perda de peso. Comece pela salada, depois coma a carne e deixe por último a fonte de carboidratos.
7. Diminua a ingestão de gordura saturada!
Seja criativo e faça em casa receitas de hambúrguer e pizza integral com ingredientes pouco calóricos e sem óleo.
8. Reduza as calorias em restaurantes!
  • Nos fast-food, prefira hambúrguer de frango sem maionese;
  • Na churrascaria, peça salada de entrada e acompanhe o grelhado com 1 porção de carboidrato não-frito.
9. Troque a sobremesa por receitas menos calóricas!
Mousse de limão diet preparado com iogurte desnatado e gelatina diet é uma ótima opção como lanche da noite ou sobremesa.
10. Antes de ir para festas, coma um lanche!
Antes de sair, faça um lanche com 1 iogurte ou queijinho light.
Ramona de Oliveira e Samanta Sychocki superaram seus problemas de peso apenas com essas medidas.
A internet também pode ser aliada no processo de perda de peso. Muitas mulheres criam blogs divulgando seus diários de emagrecimento. É o caso de Samanta Sychocki e Ramona de Oliveira, que perderam respectivamente 25 e 35 quilos, e são exemplos de determinação e superação.

1 comentários:

Unknown disse...

nossa que bom que voces conseguiram, eu estou nesse drama e nao consigo emagrecer, mas quem sabe agora com estas dicas eu nao consiga ?
Obriigado por ter pessoas como voces que compartilhem sua vitória com pessoas como nós que precisamos de estímulo

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!