Alimentação infantil

Alimentação Infantil

A infância é a fase de formação dos hábitos alimentares. É quando as crianças se acostumam a consumir diversos tipos de alimentos e definem de quais deles elas gostam ou não. É nesta época também que a criança começa a ser mais independente e a comer sozinha. Por ser uma fase de desenvolvimento, os pais têm grande responsabilidade e devem guiar seus caminhos, criando um ambiente para que a criança sinta prazer em consumir alimentos saudáveis.

A melhor maneira de começar é dando o exemplo. Principalmente na fase pré-escolar, as crianças tendem a imitar o que veem os adultos fazer. Se você disser pro seu filho comer fruta, mas não tiver este hábito, só vai confundir a cabeça dele... “Afinal, se comer fruta é bom, porque meus pais não comem?”

Como essa é a idade das descobertas, a alimentação muitas vezes se torna menos interessante do que brincar com os novos amigos. Portanto, não se desespere se seu filho não quiser comer tudo todos os dias. Isso é normal.

Algumas táticas podem aumentar o interesse dele. A principal delas é envolver seu filho no preparo dos alimentos. Pedir para ele misturar os ingredientes da salada, por exemplo, faz com que ele queira experimentar aquilo que fez. Até mesmo ajudar a colocar a mesa aumenta a participação da criança nestes momentos.

Ofereça uma variedade de alimentos e prepare-os de diferentes maneiras. Não é porque você não gosta de algo, que seu filho também não vai gostar. Seus paladares e preferências podem ser diferentes. Respeite os dele. Outro ponto importante é oferecer diversas vezes um tipo de alimento, antes de achar que seu filho não gosta dele. O ideal é que ele experimente cada alimento no mínimo oito vezes para chegar a essa conclusão.

Estabelecer uma rotina é muito importante. Acostume seu filho a ter horários e lugar certo para se alimentar. Além disso, faça da refeição um momento agradável, para que ele não associe a alimentação com brigas ou chantagens, por exemplo, e tenha prazer em dividir este momento com a família.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!