Gelatina: Descubra se ela realmente faz bem para o seu corpo


image
As pessoas costumam consumir muita gelatina no Verão por ser um alimento leve, pouco calórico e de fácil preparo. Mas você sabe escolher a gelatina que realmente faz bem para o seu corpo e organismo?  
Segundo a nutricionista Daniela Gomes, da Policlínica Granato, a gelatina convencional que encontramos na prateleira dos supermercados, é uma mistura de corantes artificiais, conservantes, açúcar e uma baixa quantidade de proteína. “Ela possui um baixo valor nutricional e acaba não sendo tão benéfica quanto se imagina. Inclusive, esses corantes e conservantes funcionam como toxinas dentro do nosso organismo, podendo acumular no tecido adiposo, favorecendo o desenvolvimento da obesidade”, revela.
Ágar-ágar
O que muitas pessoas não sabem é que existe um ótimo substituto para a gelatina convencional (de origem animal). O ágar-ágar é uma gelatina natural, extraída de algas marinhas, com poucas calorias, rica em fibras e vitaminas que ajudam na manutenção e produção dos níveis de colágeno. Além de não ter conservantes, o ágar-ágar ajuda na redução da absorção de gorduras, diminuindo o colesterol e melhorando a flora intestinal.
Na gastronomia
O ágar-ágar pode ser utilizado na culinária já que não altera o sabor dos alimentos, podendo ser utilizado em preparações salgadas ou doces. “Caso não encontre o ágar-ágar, você pode utilizar a gelatina convencional sem sabor, que é menos prejudicial do que as gelatinas coloridas de caixinha”, explica.
Esportistas e dieta  
O ágar-ágar é um excelente alimento para esportistas e pessoas em dieta. Por ser rica em proteína, o ágar-ágar fortalece os ossos, promovendo também uma maior resistência física. Também atua na recuperação muscular e no emagrecimento, devido ao aumento da saciedade.
O colágeno existente no ágar-ágar oferece um equilíbrio na massa muscular e ajuda o corpo a utilizar as reservas lipídicas e de açúcar já existentes. “A associação desses benefícios junto ao exercício físico diminui a flacidez e aumenta a massa muscular”, afirma.
image
Crianças
No caso das crianças é muito importante prestar atenção, especialmente por causa dos aditivos químicos presentes nas gelatinas coloridas de caixinha. Sem falar que algumas crianças podem ser alérgicas aos corantes e conservantes desses produtos. “Troque pelo ágar-ágar, preparado com frutas ou sucos naturais. Recomendo dar 100 ml, 2 a 3 vezes por semana, mas só depois que a criança completar 1 ano de idade”, explica.
Idosos
No caso dos idosos, a gelatina recomendada é a hidrolisada, conhecida também como bomba de colágeno. Ao contrário das gelatinas coloridas de caixinha, a hidrolisada é constituída de puro colágeno, sendo eficaz em tratamentos de pele, articulações e enfraquecimento de cabelos e unhas. “Esse produto pode ser consumido diariamente e costuma ser vendido em farmácias comuns e de manipulação”, ensina. 
E para preparar é muito fácil. É só misturar uma colher do pó da gelatina hidrolisada em um copo de 300 ml de água fria e beber assim mesmo, na forma líquida. A gelatina hidrolisada provoca uma grande sensação de saciedade e possui apenas 30 kcal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!