Mudança alimentar



A reeducação alimentar é o grande aliado para que se possa conseguir perder peso e principalmente manter o peso sonhado. O segredo está em saber selecionar o alimento, dosar as quantidades e, principalmente, saber fazer substituições. A pessoa deve adquirir novos hábitos alimentares, passando a ter uma nova visão sobre alimentação.
Esta deve ser feita de forma controlada, visando sempre o bem estar mental e corporal. Está errado quem tenta procurar na comida uma fuga ou solução para situações que nada tem a ver com ela. Se estiver insatisfeito com o trabalho, por exemplo, de nada adianta se entender em doces e bolachas. Ao final, além do problema com o trabalho, terá também o problema com o excesso de peso.
Busque a solução certa para cada situação. O alimento pode ser a válvula de escape de mais fácil acesso, mas isso só o deixará mais frustrado quando passada a compulsão. Reeduque sua alimentação e mostre a você mesmo que é possível ficar de bem com a balança por muito e muito tempo.

A mudança de alimentação,  por muito benéfica que seja,  não convém ser radical. Deve ser progressiva, de modo que a adaptação do corpo seja gradual. É importante para um vegetariano/vegano que tenha uma opinião esclarecida sobre alimentação e as transformações que irão ocorrer.
Isto não significa que no caso de a transição ser brusca as consequências sejam gravíssimas ou inultrapassáveis. A maior parte das pessoas reage simplesmente expulsando toxinas, com sintomas como diarreia, dores de cabeça ou confusão mental.
Em todo o caso, quando se muda de dieta (e, por consequência, de estilo de vida), há sempre muitos fatores em jogo. Designadamente:

SAÚDE
Esta é talvez a principal grandeza em jogo. Em poucas palavras, nós somos o que comemos, e o nosso organismo necessita de tempo de adaptação.
Embora esteja mais do que provado que o vegetarianismo é benéfico para a saúde, uma mudança radical pode trazer complicações. Isso não quer dizer que voce vire vegetariano, pode-se comer carnes moderamente, não irá fazer mal nenhum.
É conveniente até acompanhamento médico. Claro que todas as pessoas sabem que deve fazer exames regulares para evitar complicações futuras e quase ninguém os faz. Mas para alguém que tem preocupações de saúde e bem-estar um corte com a tradição fica sempre bem a este nível também.
Infelizmente mudar para uma dieta vegetariana implica, ainda, ir contra a cultura vigente. Ou seja, a maioria dos médicos ainda não são imparciais. O que se pode sugerir então é que procure um especialista.


Aqui vão algumas dicas:

  • Descanse os talheres no prato entre uma garfada e outra, não se esquecendo de mastigar muito bem os alimentos.
  • Não dê intervalos maiores que 3 horas entre as refeições.
  • A atividade física deve estar sempre presente.
  • Quando for a uma festa imagine que o mais interessante será o encontro com os amigos, a conversa jogada fora e não os aperitivos ou o jantar que será servido.
  • Utilize barrinha de cereal ou uma fruta em substituição ao biscoito recheado ou waffers
  • Utilize preparações grelhadas, assados ou cozidos em vez de frituras.
  • Refogue os legumes sem óleo. Apesar de parecer impossível, ficam saborosíssimos.
  • Retire gorduras aparentes das carnes e a pele das aves.

Links úteis:
Emagreça sem dieta 
Faça que nem Ivete Sangalo- emagreça com Caralluma

    0 comentários:

    Postar um comentário

     
     
     
    Momento relax
    Leite materno como hidratante para os mamilos


    Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

    Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

    Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
    Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
    Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!