Alimentação saudável da mulher

Alimentação Saudável da Mulher

A grande preocupação das mulheres é com a boa forma. A maioria delas já testou diversas dietas e busca um estilo de vida que concilie alimentação saudável com prazer. Mas não é só com o ganho de peso que elas deveriam se preocupar. Uma alimentação equilibrada garante a saúde do corpo e a prevenção de diversas doenças.


Alguns nutrientes são mais relevantes para as mulheres - entre eles o ferro, o cálcio e as fibras. A mulher atinge seu pico de massa óssea por volta dos 30 anos. Para garantir ossos fortes antes e depois dessa fase, o ideal é consumir alimentos ricos em cálcio e praticar exercícios. O consumo de alimentos ricos em cálcio aumenta a disponibilidade do mineral e o impacto de exercícios, como as caminhadas, por exemplo, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Os principais alimentos fontes de cálcio são o leite e seus derivados. Ao menos três porções são recomendadas por dia. Isso equivale a um copo de leite, um de iogurte e duas fatias de queijo, que podem ser consumidas ao longo do dia.

Durante a menstruação, acontece uma significativa perda de ferro. Por isso, é muito importante incluir esse mineral na alimentação das mulheres. O ferro compõe as células do sangue e previne anemias, mantendo a saúde do corpo. As fontes deste mineral são as carnes, aves, peixes, frios, feijões e vegetais verdes-escuro. Uma maneira de melhorar a sua absorção é consumir um alimento rico em vitamina C na mesma refeição.

Em contrapartida, não é recomendado consumir com frequência alimentos fontes de ferro e cálcio na mesma refeição. Ao serem consumidos juntos, eles podem ter sua absorção prejudicada. Mas de vez em quando, não tem problema.

Além da alimentação, os exercícios físicos são importantes para a manutenção de um corpo saudável. Mas nada de extremos. Nem sedentarismo, nem exercícios em excesso fazem bem para a saúde. Procure ter equilíbrio em todos os aspectos da vida. Desde o consumo de chocolate, tão adorado pelas mulheres, até a prática de exercícios.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!