O Óleo de Côco ajuda a emagrecer?

Oleo de Côco para Emagrecer
 

Saiba mais sobre o alimento do momento que promete fazer você emagrecer sem esforço


O Óleo de Côco Ajuda a Emagrecer?

O óleo de côco, que já foi considerado um vilão para a saúde por ser rico em gorduras saturadas e que teoricamente seria prejudicial principalmente para o coração, recentemente entrou para a lista dos alimentos mais procurados em lojas de produtos naturais. Isso devido a pesquisas recentes que mostram que o óleo de côco pode não ser tão nocivo assim e inclusive pode trazer diversos benefícios à saúde, entre eles, um alimento que seria um dos mais eficazes para a perda de peso.
Os adeptos do veganismo - aqueles que evitam qualquer produto de origem animal - também encontraram no óleo de côco o substituto ideal para a manteiga na hora de preparar bolos e sobremesas. Os veganos também ajudaram a aumentar a popularidade do óleo de côco, principalmente nos Estados Unidos, onde o número de veganos vem aumentando consideravelmente.

Mas ajuda a emagrecer?

Pesquisas que confirmam as propriedades benéficas do óleo de côco para a saúde e também para o emagrecimento são poucas. Entre elas, em um estudo feito por pesquisadores brasileiros na Universidade Federal de Alagoas foi observado que o óleo de côco pode auxiliar na diminuição da circunferência abdominal, ou seja, a barriguinha. No mesmo estudo, mulheres que consumiram óleo de côco durante 12 semanas, apresentaram maiores níveis de HDL, o colesterol considerado "bom" e menores níveis de LDL, o colesterol "ruim", comparado com mulheres que consumiram óleo de soja durante o mesmo período.
Outros estudos feito com ratos também apontaram que o óleo de côco pode diminuir os níveis de colesterol e promover a perda de gordura corporal.
O problema desses estudos é que apesar de serem observados resultados positivos, não foi determinado o mecanismo que faz com que o óleo de côco promova tais benefícios.

Consenso

O consenso entre os profissionais de saúde e nutrição é que o óleo de côco pode ser usado como substituto de outros tipos de gordura saturada, como aqueles de origem animal como a manteiga e a banha. Consumido de maneira moderada, não faz mal à saúde.
De fato, diversas culturas utilizam o óleo de côco na cozinha há vários séculos e não é constatado nenhum tipo de anormalidade em problemas do coração entre seus povos. Filipinas, Sri Lanka e Indonésia são exemplos de culturas que já vem utilizando o óleo de côco diariamente na preparação de seus pratos típicos desde longa data.
Vale lembrar também que, se for consumir o óleo de côco, o recomendado sempre é a versão extra virgem, aquele em que o óleo foi obtido sem processos químicos e de hidrogenação, que pode resultar em um óleo contendo as vilãs da vez, as gorduras trans.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!