Escolha a dieta certa: estudo revela dietas mais eficazes para o emagrecimento

Uma revisão de estudos clínicos que apontou que a maioria dos métodos usados em dietas de emagrecimento não são tão eficazes ao corpo


Está pensando em começar uma dieta? Vá com calma e não esqueça de consultar um nutricionista, pois nem todas as dietas realmente conseguem aliar a perda de peso com qualidade de vida e bem-estar.
Pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizaram uma revisão de estudos clínicos que apontou que a maioria dos métodos usados em dietas de emagrecimento não são tão eficazes ao corpo, pois interferem negativamente em aspectos funcionais do organismo.
Segundo as pesquisas, duas dietas são as mais indicadas: o programa de reeducação alimentar "Vigilantes do Peso" e o método americano "Jenny Craig", que utiliza refeições pré-montadas.
Em entrevista ao portal Taeq, a nutricionista Cristiane Coronel explicou um pouco sobre esses métodos.  
Foto: reprodução / Shutterstock
Confira a opinião da especialista:

"No método de emagrecimento Vigilantes do Peso, o paciente possui uma tabela de contagem de pontos dos alimentos, em média o consumo diário deve ser torno de 20 pontos. Levando em consideração que muitos vegetais e legumes possuem zero pontos, faz naturalmente com que os pacientes ingiram mais alimentos deste grupo, consequentemente há um aumento de fibras, vitaminas e minerais. Atividades físicas também são incluídas no programa", explicou Cristiane. 
Já o método de emagrecimento "Jenny Craig" é disponível apenas nos Estados Unidos e para participar precisa fazer uma inscrição e pagar um valor. De acordo com o portal Taeq, durante o programa, as pessoas participam de reuniões de consultoria para traçar uma estratégia de emagrecimento e depois escolher o cardápio. As refeições já vem pré-elaboradas.  
Com relação a importância do acompanhamento profissional, Cristiane Coronel reforçou que a melhor dieta é aquela individualizada. "É preciso considerar vários fatores como a rotina de vida, hábitos alimentares, saúde, objetivos físicos, avaliação de exames bioquímicos, para que a dieta seja calculada ao paciente de forma que ele consiga seguir e tenha sucesso sem correr riscos à saúde", orientou a especialista. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
Momento relax
Leite materno como hidratante para os mamilos


Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?

Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.

Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos microferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.
Dicas para sua saúde. Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.
Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição. E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!